1# Livros: Histórias Extraordinárias

Comentarios
Uma das capas de Historias Extraordinárias




Histórias Extraordinárias é uma colectânea escrita pelo Edgar Allan Poe que se refere a contos publicados entre os anos de 1833 e 1845, considerados clássicos da literatura de horror e policial. É um ótimo livro para quem esta começando a ler contos de mistérios e horror pelo fato das historia não serem muito extensas . Da primeira à última página, Edgar Allan Poe colocou todo o seu pessimismo e espírito macabro que possuía em vida, e que, apesar de às vezes causar calafrios nos leitores, mostra nitidamente seu talento e sua genialidade como escritor.

Este livro traz os melhores contos de Edgar Allan Poe, segue um curto resumo de alguns contos e uma analise:


Pequena palestra com uma múmia (1845) – Vários homens se reúnem na calada da noite para realizar um feito que há muito aguardam: examinar uma múmia. Qual é a surpresa de todos quando, ao aplicar choques no morto, como parte de uma experiência, ele acorda e discute com todos eles.

O conto mais engraçado e divertido do livro. A melhor parte deste conto é quando os homens tentam provar que são mais evoluídos do que os antigos egípcios.





Dupin lembra muito Sherlock Holmes, um conto que prende o leitor e mostra explicações de como e porque conseguiu algo que outra pessoa não conseguiria.



Gato Preto (1843) – Um homem que parece ser dócil e amigável, gosta de animais e sente prazer em estar com eles, é tomado pelo álcool e passa a ter aversão dos bichos, principalmente de Plutão, seu gato. Em um ato desesperado, ele mata o gato enforcado, mas esse ato não finaliza seus problemas, muito pelo contrário...

Esse conto é o melhor ou um dos melhores contos do livro.


O sistema do doutor Alcatrão e do professor Pena (1845) – Um homem tem curiosidade em visitar um manicômio. Em meio a uma viagem com um amigo, ele lhe apresenta um local, onde fica para passar a noite. Não sabe ele a proporção de loucura que o local atingiu.


Não chega a ser um conto assustador mas sim muito interessante.





Um conto recheado de suspense do começo ao fim.

 O poço e o pêndulo (1842) – Preso em uma sala escura, um homem é atormentado por um pêndulo afiado que a cada minuto fica mais próximo de seu corpo.

Um dos mais famosos contos de Poe, chegou a ter adaptação aos cinemas, mas uma adaptação infiel mas mesmo assim é um ótimo filme e um ótimo conto


A máscara da morte rubra (1842) – Um reino é devastado por uma doença conhecida como “Morte Rubra”. Assustado, o príncipe Próspero reúne a mais alta realeza e se prendem no castelo. Vivem durante alguns meses aproveitando o conforto do local, até que decidem dar uma festa à fantasia. Em meio às máscaras, surge um convidado inesperado.

Um conto muito minucioso retrata os fatos de forma detalhada com as fantasias o cenário os convidados e isso deixa um ar de suspense.


O diabo no campanário (1839) – Uma cidade cheia de regras, onde todas as casas são iguais, os móveis são iguais e até as pessoas são bem parecidas, é perturbada por um garoto fora do comum.

Outro conto muito divertido , retrata como as pessoas se apegam nas coisas e coisas ridículas e mostra que é uma sátira a esta situação


A queda da casa de Usher (1839) – Um homem recebe o pedido de um amigo de infância para visitá-lo, pois ele está muito doente. Ao chegar a casa, descobre que a doença do homem se deve ao fato da irmã do mesmo estar muito doente e prestes a morrer. E então acontece. Ela morre e eles a enterram, mas descobrem tarde de mais que cometeram um erro.


Um conto com muito suspense e um final supreendente ótimo


O escaravelho de ouro (1843) – Após encontrar um escaravelho um tanto incomum, dois amigos descobrem que ele guarda um imenso e brilhante segredo.

Um conto extenso, que fica mais para um conto de aventura meio detetive do que terror.

O coração delator (1843) – Um louco tem certo ódio de um idoso por causa de seu olho leitoso e decide matá-lo. Mas o plano não sai como planejado, pois uma coisa o entrega...
Um conto onde é contado pelo louco e isso deixou o conto mais interessante.

William Wilson (1834) – Desde a escola, um homem sofre perseguição por uma pessoa que tem o mesmo nome que ele, nasceu no mesmo dia e tem uma aparência semelhante. Achava tudo isso somente uma enorme coincidência, mas anos mais tarde percebeu que não era somente isso.


Um conto bem misterioso que pode ser interpretado de varias formas.

O homem da multidão (1840) – Ao observar o movimento na rua, verificando cada tipo de pessoa, um homem visualiza um senhor que lhe chama a atenção e então passa a segui-lo.

Um conto muito confuso, mas não deixa de ser um ótimo conto



A forma de escrita de Edgar Allan Poe é diferente, são contos antigos bem antigos mas ainda dão muito medo. a maioria dos contos é contado em primeira pessoa só o A Mascara da Morte Rubra que não revela o nome do personagem.



Edgar Allan Poe

Ficha Técnica:
Título original: Extraordinary tales
Editora: Companhia das Letras
Autor: Edgar Allan Poe
Tradução: José Paulo Paes
Origem: Estrangeira
Ano: 2008
Número de páginas: 269






Vão pela sombra, Equipe Eutanásia. 
 

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários com conteúdo: racista, homofóbico, preconceituoso, maldoso, ou de qualquer índole duvidosa que possam a infringir ou ferir a moral de qualquer um.

Se por acaso o comentário é sobre alguma duvida com relação a postagem, tenha CERTEZA de que está duvida não esteja transcrita na postagem. Ficaremos contentes em tentar responde-lá.

Todas as afirmações contidas nos comentários são de responsabilidade do comentador, o blog Eutanásia Mental, não tem obrigação nenhuma sobre qualquer ato ofensivo nos comentários.

Tudo bem errar uma palavra ou outra, esquecer de algum acento também esta beleza. Agora se escrever tudo errado e não ser possível entender um nada, o comentário não será liberado.

Obrigado pela atenção. Comente e faça um blogueiro feliz :-)