A Guerra dos Mundos do Rádio

Comentarios

Sabemos que a mídia possui uma forte influencia em grande parte da população, isso foi provado em 1938. Um dia antes do Halloween, quando milhões de americanos ligaram seus rádios no programa de um radialista chamado Orson Welles., que teve a brilhante ideia de fazer uma adaptação a obra de ficção científica, chamada Guerra dos Mundos para apresentar em seu programa. Só que ele quis fazer uma leve mudança: apresentar tudo como se fossem notícias sendo passadas em tempo real.

Segundo Welles, ele usou essa técnica com o intuito de inovar e intensificar um pouco o drama, e muitos ouvintes acreditaram.
Conforme o programa de rádio foi acontecendo, ocasionalmente as músicas eram interrompidas para notícias de emergência – todas falsas – reportando que um “objeto desconhecido gigante em chamas” havia caído do céu em uma fazenda em Grovers Mill, Nova Jersey. Com diversos atores prontos para ler seus textos, o programa era interrompido de 40 em 40 minutos para dar uma breve explicação aos ouvintes que aquilo tudo não passava de uma história de ficção. O problema é que muita gente ligava o programa no meio, e entrava em pânico antes do aviso seguinte. A receita perfeita para uma histeria coletiva.

Em uma parte do programa, um dos atores começou a ler seu texto sobre um alien saindo do tal "OVNI" que havia pousado na fazenda. Com um tom extremamente dramático em sua voz, ele descreveu o invasor como tendo o tamanho de um urso, com tentáculos, pele de couro e olhos negros, com uma saliva ácida escorrendo de seus lábios pulsantes, interrompendo em seguida a transmissão, alegando precisar se afastar. Por conta disso, as pessoas começaram a se esconder em abrigos, carregar armas, se preparando para se defenderem dos aliens.

As notícias do pânico, que inclusive foram repassadas por noticiários verdadeiros, rapidamente geraram um escândalo de porte nacional. A verdade veio à tona e o departamento de regulação de transmissões do governo recebeu toneladas de cartas indignadas com pedidos de que apertassem um pouco mais a coleira das rádios e impedissem que eventos do gênero acontecessem novamente.

Fico imaginando como deve ter sido todo aquele momento de tensão de muitas pessoas que acreditaram em toda história, uma experiencia única.

Vi lá no Macaco velho

Vão pela sombra, Equipe Eutanásia.  

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários com conteúdo: racista, homofóbico, preconceituoso, maldoso, ou de qualquer índole duvidosa que possam a infringir ou ferir a moral de qualquer um.

Se por acaso o comentário é sobre alguma duvida com relação a postagem, tenha CERTEZA de que está duvida não esteja transcrita na postagem. Ficaremos contentes em tentar responde-lá.

Todas as afirmações contidas nos comentários são de responsabilidade do comentador, o blog Eutanásia Mental, não tem obrigação nenhuma sobre qualquer ato ofensivo nos comentários.

Tudo bem errar uma palavra ou outra, esquecer de algum acento também esta beleza. Agora se escrever tudo errado e não ser possível entender um nada, o comentário não será liberado.

Obrigado pela atenção. Comente e faça um blogueiro feliz :-)