Aegir: O Deus Nórdico dos Oceanos e Mares

Comentarios
Na mitologia nórdica, Aegir (Gymi) é um deus dos oceanos, seu nome é derivado da palavra "mar". Seu pai era Mistarblind (Névoa-cega), e seus irmãos eram Logi (fogo), e Kari (ar). Seus servos fiéis são Eldir (fogo acesso) e Fimafeng (prático). Aegir era um dos deuses primordiais, que surgiram antes do panteão nórdico ser formado. Ele aparece muitas vezes na arte como um velho magro, segurando as mãos e os longos cabelos que se pareciam com à espuma do mar, ele as vezes ele seja ilustrado como um gigante.

Aegir é conhecido pelo seu jeito generoso com os outros deuses. Eles costumavam fazer festas regadas a cerveja todos os invernos no seu palácio, uma vez que era Aegir quem fornecia esta bebida para todo o panteão divino. As taças nunca ficavam vazias, enchendo-se através de magia. No entanto, um dia Aegir disse que nunca mais serviria cerveja enquanto não lhe trouxessem um recipiente suficientemente grande para fermentar toda a cerveja, e isso levou o deus do trovão, Thor, a passar por inúmeras peripécias para conseguir tal recipiente.

Os saxões primitivos ofereciam sacrifícios humanos a um deus do mar, que provavelmente era ou estava relacionado a Aegir. As tempestades causadas pela ira frequente deste deus provocavam o afundamento dos navios e os marinheiros acreditavam que Aegir podia aparecer de repente para arrastar navios e tripulantes em direção aos seus domínios submarinos.


Em algumas partes dos Edda, compilações de contos do século XIII, Aegir aparece não como um deus, mas como um homem conhecedor das artes mágicas e que morava na ilha de Hler. Tinha ido visitar os deuses em Asgard, sítio onde morava a raça divina dos Aesir, e nesta visita ouviu Bragi contar as aventuras dos deuses.

Alguns intérpretes da mitologia nórdica afirmam ainda que Aegir não é um deus, nem Aesir e nem Vanir, mas sim um gigante amistoso aos deuses, como sua esposa Ran e suas filhas. Ele está mais associado à regência das viagens marítimas e coisas mundanas, do que à essência do mar, do oceano e do princípio da água, pois estes já são regidos por uma divindade vanir, conhecido como Njord. Sendo assim, Aegir seria o comandante das criaturas aquáticas e dos Jotun marinhos, sendo ele quem prepara o Hidromel dos Aesir.


#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários com conteúdo: racista, homofóbico, preconceituoso, maldoso, ou de qualquer índole duvidosa que possam a infringir ou ferir a moral de qualquer um.

Se por acaso o comentário é sobre alguma duvida com relação a postagem, tenha CERTEZA de que está duvida não esteja transcrita na postagem. Ficaremos contentes em tentar responde-lá.

Todas as afirmações contidas nos comentários são de responsabilidade do comentador, o blog Eutanásia Mental, não tem obrigação nenhuma sobre qualquer ato ofensivo nos comentários.

Tudo bem errar uma palavra ou outra, esquecer de algum acento também esta beleza. Agora se escrever tudo errado e não ser possível entender um nada, o comentário não será liberado.

Obrigado pela atenção. Comente e faça um blogueiro feliz :-)