O Medo Final

1 Comentario

Parte Final da postagem "O Medo

O medo é uma emoção que, entre tantas coisas, nos faz recuar diante de ameaças ao nosso redor, e em um estado mais avançado, pode se estender em absurdos exagerados a partir de coisas simples, originando uma infinidade de fobias.

Existe porém um senso comum entre a maioria dos seres humanos. A lista abaixo mostra, em ordem decrescente de prioridades, os medos mais comuns, nos quais todos nós lidamos todos em algum momento da vida.
10. Perda da liberdade

Em decimo lugar se encontra a perda de liberdade, o que seria do individuo se este não fosse livre. Mesmo sem pensar nisto todo dia, imagine se você toda a sua liberdade deixasse de existir, e quando isto é levantado, até questões básicas de escolhas são alteradas. O que aconteceria se você próprio não tivesse controle de sua vida. Por culpa dessas questões, o medo de perda de liberdade se torna um dos dez maiores medos dos seres humanos.

9. O Desconhecido

Sendo facilmente explicado por essa explicação, o medo do desconhecido acontece quando não sabemos o que devemos fazer. Quando você está em uma situação nova você sentirá um medo, pois seu cérebro não sabe como deve se comportar, o que acontece é que em alguns casos as pessoas deixam de fazer as coisas novas por culpa deste medo.

O que diferencia este medo dos outros é que este é vital para a sobrevivência da especie, quando somos crianças, tememos o escuro por não sabermos o que pode se esconder ali. Este é o medo que faz você recuar durante um tempo, mas te encoraja de tentar o novo, analisando e entendendo uma situação nova.

8.Dor

Uma vez que a intensidade da dor física é algo que se altera de individuo para individuo, é extremamente subjetivo comparar ela, porem, a dor física é descrita como uma sensação desagradável geralmente causada por algum tipo de dano no corpo.

Mesmo havendo exceções a maioria de nós tememos a dor física, o que pode ser visto com a quantidade gigantesca de analgésicos e remédios para a dor. A rejeição dela pode ser vista através da associação da dor com doenças, desse modo podendo estar ligada com a perda de liberdade, pois existem determinadas que convivem com dores mais fortes, ocasionando numa qualidade de vida baixa, quase como só restasse á ela 'esperar a dor passar'.

Tentamos evitar ela mas é de suma importância para a nossa sobrevivência também  pois a dor tem como parte essencial avisar o nosso corpo de que algo está nos machucando.

7. Decepcionar

Sendo difícil de explicar, a decepção pode vir a ser individual ou relacionada aos outros. 

É fácil de se lembrar de algo que nós fizemos de errado na nossa infância  que na hora parecia ser certo e depois por nós mesmo percebemos que foi errado, uma sensação de auto-punição é construída encima de nós mesmo. E pior é quando essa sensação não é formulada por nós e sim por nossos pais.É neste momento que a  temida frase "estou decepcionado com você" pode-se ser ouvida e a partir deste momento, a decepção se torna um medo comum, procuramos então tentar fazer o melhor por que temos medo de decepcionar os outros.

Isso faz com que esse seja um dos pouquíssimos medos que podem ser gerados através de si mesmo. Iremos sempre tentar evitar, mas as vezes não há outro jeito. 

6. Miséria

Se muito já veem a pobreza como algo ruim, a miséria sendo o extremo da pobreza causa medo em boa parte dos seres humanos, a incapacidade de cobrir suas próprias necessidades básicas é algo realmente preocupante.

Fica evidente que no atual modelo consumista em que vivemos, a falta de dinheiro para suprir nossas necessidades é algo que estressa qualquer um. Esse medo atua principalmente nas classes mais baixas, aonde a preocupação é muito maior em decorrência já da atual falta de capital.

5. Solidão

O medo de ficar só é está ligado ao terrível vazio causado pela ausência de iteração com outros seres humanos. Este medo também evoluiu de um de nossos instintos de sobrevivência mais básicos: o temor pela solidão é algo natural em nós, já que intuitivamente sabemos que nossa existência se assegura melhor com a vida em grupo.

O medo da solidão está relacionado a fazer algo e não ser percebido. Muitas vezes sentimos que, para que nossas ações sejam significativas, alguém tem de notá-las. Uma pergunta levantada é se você fizer uma descoberta importante, e esta morrer em segredo com você, o quão realmente isso foi realmente importante?

4. Papel de ridículo

Esse medo está associado a critica negativa e é uma fobia social, já que tememos que nossa imagem social seja negativada, o famoso "mico".

Sendo facilmente exemplificada com o "medo de palco", aonde todos passam ou passarão por pelo menos uma vez na vida, o medo de fazer algo errado, falar algo que não deve. Ninguém gosta de ser o centro das atenções por algo negativo.

3. Rejeição

Este medo social é uma das maiores razões para que pessoas, mesmo sem entender ( e muitas vezes, sem questionar o porquê) sigam ações de outras ditas populares e aceitas, na esperança de alcançar um comportamento livre de ser rejeitado na sociedade.

Nosso medo de ser rejeitado é como o de ficar só, mas com o diferencial de ser aceito por um grupo social e fazer valer-se diante dos outros. Há quem argumente que a aceitação da sociedade é mera ilusão e que não há comportamento "normal" de um indivíduo dentro de uma grupo. Se este for o caso, então por que nós seguimos regras e condutas de acordo com as normas culturais? Isso realmente coloca em perspectiva a nossa ética e sua infraestrutura e em como uma sociedade é algo realmente bom ou ruim, só porque o senso comum local assim o diz.

2. Morte

A morte é a razão por tudo que lutamos, fazemos durante toda a nossa vida, é também a unica certeza de nossa vida, então porquê tememos ela? Pelo o fato de não termos certeza de quando ela virá, o dia de nossa morte pode ser o melhor dia de nossas vidas, assim como o pior. Sempre colocamos ele em um futuro distante.

O medo da morte tambem está ligado ao desconhecido pois não temos idéia do que está por vir depois dela. Sempre fomos interressados na morte, tanto que a milhares de anos diferentes culturas tentam entender o que acontece depois do fim. Aprendendo a respeita-la, ou teme-la e eventualmente aceita-la.

1. Falhar

Merecendo o primeiro lugar por culpa de todas nossas ações e decisões, tudo o que fazemos ou deixamos de fazer , são feitas para evitar o fracasso. 
A noção do fracasso pode estar ligada a ma série de situações: perceber que você não vive sua vida do jeito que você queria, não ter êxito em seus planos, encontrando-se impotente, ou no pior dos casos, sentindo-se assim mesmo com sucesso em suas ações.

O fracasso é um termo muito ambíguo e subjetivo, pois a falha não está no mesmo nível e perspectiva para todos, a falta de um pode ser apenas uma bobagem para outro. Para alguns, o fracasso é realmente uma maneira de aprender lições e tentar de novo, por isso não é realmente um fim, mas uma ferramenta para referência futura.

O principal temor de não vem com a decepção que se segue, esse sentimento que, apesar de seu esforço, nada que se faça parece ser válido para o fim qe determina, provocando a sensação de que aquilo que você tanto sonho não é para ser desfrutado por sua vida.

Isso faz dele o pior medo de todos, o medo de deparar com o fracasso é muitas vezes usado como desculpa para procrastinar ou se excluir de uma ação necessária: "por que se preocupar?" E "eu não sou bom o suficiente", o que é capaz de matar sonhos, e enterrar milhares de talentos.


Vão pela sombra, Equipe Eutanásia.  

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Um comentário:

Não serão aceitos comentários com conteúdo: racista, homofóbico, preconceituoso, maldoso, ou de qualquer índole duvidosa que possam a infringir ou ferir a moral de qualquer um.

Se por acaso o comentário é sobre alguma duvida com relação a postagem, tenha CERTEZA de que está duvida não esteja transcrita na postagem. Ficaremos contentes em tentar responde-lá.

Todas as afirmações contidas nos comentários são de responsabilidade do comentador, o blog Eutanásia Mental, não tem obrigação nenhuma sobre qualquer ato ofensivo nos comentários.

Tudo bem errar uma palavra ou outra, esquecer de algum acento também esta beleza. Agora se escrever tudo errado e não ser possível entender um nada, o comentário não será liberado.

Obrigado pela atenção. Comente e faça um blogueiro feliz :-)